terça-feira, 3 de novembro de 2009

Artes Cênicas

Características de três elementos básicos do teatro:

Texto

Os personagens são caracterizados ao longo do texto,uso da linguagem verbal, o emissor é o autor, o narrador e os personagens, o receptor é o leitor, os ambientes são fornecidos pelo autor, o texto apresenta discurso direto e indireto, entre outros.
Texto dramático: É constituído por:
•Texto principal composto pelas falas dos actores que é ouvido pelos espectadores;
•Texto secundário (ou didascálio) que se destina ao leitor, ao encenador da peça ou aos actores.

Ator
As características de um ator podem influenciar como o sistema é desenvolvido e, em particular, como uma interface do usuário com usabilidade ideal é visualmente formada. Observe que, se os trabalhadores do negócio correspondentes aos atores já estiverem descritos em um modelo de objetos de negócios, talvez algumas destas características já tenham sido captadas. As características do ator incluem:
*O escopo de responsabilidade do ator.
*O ambiente físico no qual o ator usará o sistema. Desvios do caso ideal (em que o usuário senta em um escritório silencioso, sem interrupções) podem afetar o uso do som, a escolha da fonte ou o uso adequado de combinações de dispositivos de entrada (por exemplo, teclado, tela sensível ao toque, mouse e teclas de atalho).
*O número de usuários representados por esse ator. Esse número é um fator relevante para determinar a importância do ator e das partes da interface do usuário utilizadas por ele.
*A freqüência com que o ator usará o sistema. Essa freqüência determinará quanto (da interface do usuário) podemos esperar que o ator se lembre entre as sessões.

Público
Ao longo da história do teatro tem mudado a valorização que se dá ao texto dramático, ao autor, aos actores, etc. O único elemento do edifício teatral que sempre se manteve com a mesma importância foi o público, razão de ser do teatro.
Ação Dramática

Ação dramática é a maneira como vamos contar este conflito básico, vivido por aqueles seres chamados personagens. Ou seja, de que maneira vamos contar essa história. Para trabalhar na ação dramática, somos obrigados a construir uma estrutura. A estrutura é um dos fundamentos do roteiro e a tarefa que maior criatividade exige do roteirista.
Em resumo, ação dramática é o encadeamento dos feitos e dos acontecimentos que formam a história.

Relação entre o Público e o Ator, Comunicação e linguagem cênica.

Estão ligados diretamente, interagem sempre um com o outro, passando suas emoções, seus sentimentos, entre outros.
Podemos entender o virtual como fenômeno que não se prende a nenhum lugar; ou, melhor, que se manifesta, justamente, no palco da desterritorialização – as comunidades virtuais, por exemplo, não estão sustentadas por um espaço geográfico comum e, mesmo assim, criam laços de relacionamentos reais. O real e o possível podem ser, manter, uma relação a partir do momento em que pensarmos que é através do possível (um conjunto predeterminado de possibilidades que podem eclodir e se realizarem) que se estrutura, materialmente, a realidade.


Tropicalismo
Movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revoluciona a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo usa as idéias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico. Também se baseia na contracultura, usando valores diferentes dos aceitos pela cultura dominante, incluindo referências consideradas cafonas, ultrapassadas ou subdesenvolvidas.
O movimento é lançado com a apresentação das músicas Alegria, Alegria, de Caetano, e Domingo no Parque, de Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967. Acompanhadas por guitarras elétricas, as canções causam polêmica em uma classe média universitária nacionalista, contrária às influências estrangeiras nas artes brasileiras. O disco Tropicália ou Panis et Circensis (1968), manifesto do movimento, vai da estética brega do tango-dramalhão Coração Materno, de Vicente Celestino (1894-1968), à influência dos Beatles e do rock em Panis et Circensis, cantada por Os Mutantes. O refinamento da bossa nova está presente nos arranjos de Rogério Duprat (1932-), nos vocais de Caetano e na presença de Nara Leão (1942-1989).
O tropicalismo manifesta-se, ainda, em outras artes, como na escultura Tropicália (1965), do artista plástico Hélio Oiticica, e na encenação da peça O Rei da Vela (1967), do diretor José Celso Martinez Corrêa (1937-). O movimento acaba com a decretação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em dezembro de 1968. Caetano e Gil são presos e, depois, exilam-se na Inglaterra.

Cinema Novo

Cinema Novo é um movimento cinematográfico brasileiro, influenciado pelo Neo-realismo italiano e pela "Nouvelle Vague" francesa, com reputação internacional. Surge em circunstâncias idênticas ao do movimento homónimo português, também referido como Novo Cinema.
Empolgados com essa onda neo-realista e frustrados com a falência dos grandes estúdios paulistas, cineastas do Rio de Janeiro e da Bahia, resolveram elaborar novas ideais ao cinema brasileiro. Tais ideais, agora, seriam totalmente contrários aos caríssimos filmes produzidos pela Vera Cruz e avessos às alienações culturais que as chanchadas refletiam.
O que esses jovens queriam era a produção de um cinema barato, feito com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". Os filmes seriam voltados à realidade brasileira e com uma linguagem adequada à situação social da época. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao subdesenvolvimento do país.

Grupos de teatro Comteporâneos

Grupo montin de teatro
O Grupo Motim surgiu em1994. Era um grupo nascido do movimento anarquista; jovens da periferia da Grande Vitória-ES (Principalmente Cariacica) que se reuniam para, de forma organizada, difundir as idéias anarquista, protestos contra o Estado, apoiando entidades e movimentos sociais (MST, Movimento Negro, de Mulheres, entre outros movimentos de caráter de luta emancipatória). A forma de protesto sempre foi pacífica, através de passeatas, panfletagens, “chous” de música, de dança, performances, poesias, zines, ocupações de prédios públicos.

Cia dos Atores
Voltados para a formação do "ator-artista", a Cia. tem cursos dos mais variados tipos voltados para teatro, indo desde o não-ator, até a contribuição a atores já com bagagem, cursos para crianças, adolescentes, especiais.. Os cursos da Sede da Cia de Teatro Contemporâneo tem uma estrutura de grupo, de companhia, ,o que é bem bacana, ou seja , não tem um tempo fechado de duração, é um curso contínuo.

Shakespeare e Bertolt
Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.
Bertolt Brecht começou a escrever cedo e publicou seu primeiro texto num jornal em 1914. Cinco anos mais tarde, ingressou no Partido Independente Socialista e teve um filho - Frank - com uma de suas amantes.
Nascido no Estado Livre da Baviera, extremo sul da Alemanha, Brecht estudou medicina e trabalhou como enfermeiro num hospital em Munique durante a Primeira Guerra Mundial. Filho de Berthold Brecht, que era diretor de uma fábrica de papel, católico, exigente e autoritário, e de Sophie Brezing (em solteira), protestante, que fez seu filho ser batizado nesta igreja.
Suas primeiras peças foram encenadas na vizinha Munique. Baal (1918/1926) e Tambores na Noite (Trommeln in der Nacht) (1918-1920)). Em sua participação no teatro Brecht conhece o diretor de teatro e cinema Erich Engel com quem veio a trabalhar até o fim da sua vida.
Músicas

A GRANDE FAMILIA - DUDU NOBRE


_____________

NOIS É JECA, MAS É JOIA


_________________

A Deputada Caiu - Eduardo Dusek


___________________

Dançando Calypso - Banda Calypso


_______________

Quem é?, De Silvinho (gravada pelo próprio autor)


________________

Garota solitária, de Adelino Moreira (gravada por Ângela Maria)


_____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário